Conversa de Espantalhos | Renato Suttana

[Poesia]
Brochura, em papel pólen, 128 pgs
Formato: 14 x 20,5cm
Tiragem de 60 exemplares

R$: 40,00 (+ R$ 5,00 - frete simples)
Aquisição: edsolnegro@hotmail.com

“São muitos os riscos a que se expõem os que se aventuram no mar da poesia. O maior deles, verdadeiro Adamastor da Lírica a vergastar a nau dos arrebatados, é o subjetivismo menor. Por essa expressão significo aquele extravasamento do “eu” que, incapaz de resistir aos apelos da musa ou do mundo, perde-se nos enlevos do enamoramento ou da realidade e não consegue atingir a marca da grande lírica, que consiste em transcender a individualidade para encontrar a humanidade inteira em cada sentimento individual.
Não é mais fácil o caminho para evitar o subjetivismo menor a partir da poesia do “eu” frente ao mundo. Nesse caso, o problema está nas possibilidades concedidas ao autor, as quais, de tão vastas, podem desnortear. Foi este segundo desafio, principalmente, que Renato Suttana decidiu enfrentar. Prosador, tradutor e ensaísta, além de professor universitário, Suttana, que não é iniciante, apesar de jovem, oferece ao leitor uma poética em que prevalece um “eu” frente ao mundo esboçado de formas as mais variadas, tendo todas elas em comum uma contenção que permite ao autor equilibrar razão e emoção na estruturação de seus poemas.
As qualidades acima são apenas algumas entre as muitas que o autor demonstra em sua obra publicada até o momento. Seu talento, incontestavelmente brilhante, desdobra-se e, com asas que lhe permitem tanto atingir o intangível quanto oferecer um bálsamo aos corações magoados.” [Márcio Almeida Jr.]

Páginas iniciais (clique para visualizar):